segunda-feira, 14 de maio de 2012

Como Fazer: Decoração de Caixinha de MDF com Stencil, Craquelê e Tinta Dimensional


Olá meninas, tudo bem com vocês por aí? Depois de um tempão sumida, consegui um minutinho pra vir aqui dar um “oi” e dividir com vocês minha ultima arte. 
Pintei estas caixinhas de MDF usando stencil, craquelê, tinta dimensional e tinta metálica. Olha que gracinha que ficou:


Então vamos ao PAP que eu adoro??!!!
A primeira coisa, é fazer um projetinho da caixa, com um desenho simples de como você quer que ela fique. Assim será mais mais fácil você visualizar seu trabalho e se organizar na hora de pintar, para não  se perder no meio do caminho.



Os materiais que usei foram:
- tinta acrílica fosca branca
- tinta acrílica metálica prata
- tinta acrílica fosca rosa ciclame
- kit para craquelamento rosa antigo
- tinta dimensional relevo 3D branca
- verniz acrílico fosco
- caixa de MDF, fita crepe, lixa fina, pincel macio e pincel para stencil.



Materiais e esboço a postos... Vamos CRIAR E COMEÇAR!!!
Passe uma demão de tinta branca na tampa (eu usei pincel, mas você pode usar rolinho. O rolinho deixa mais uniforme, porém acho que ele chupa muita tinta, fazendo com que você gaste mais).



Depois da primeira demão, lixe a peça com lixa fina, somente para aparar as rebarbar, pois estas caixinhas de MDF já vem bem lisinhas.



Passe mais duas demãos, ou até achar que a tinta cobriu bem toda a peça. A última demão eu fiz com o rolinho, para uniformizar melhor.


Depois disso, é hora de fazer as marcações com fita crepe na tampa. Essas marcações vão delimitar onde será cada coisa (stencil, craquelê, etc), por isso é muito importante seguir direitinho o que você desenhou inicialmente, para não se perder. Um segredinho para fixar bem a fita crepe, é passar borracha em cima dela, assim ela adere bem na peça e a tinta não entrará por baixo da fita quando você estiver pintando.


O próximo passo é fixar o stencil com fita crepe.



O segredo para pintar com stencil é SEMPRE tirar muito bem o excesso de tinta do pincel (molhe o pincel na tinta e dê umas batidinhas em um papel higiênico para ele absorver. Isto é muito importante, pois se o pincel tiver muita tinta, ela entrará por baixo do stencil!). Outra dica importante é manter o pincel na vertical e ir dando batidinhas de cima para baixo, segurando o stencil para evitar que ele levante. E assim você vai preenchendo e pintado a peça. 


Depois de passar duas demãos retire o stencil e ficará assim:



Depois da secagem da tinta  (pode secar com secador) chegou a hora de fazer o craquelê com o kit de craquelamento. Para isso passe a base por toda a superfície que deseja o craquelado
Dica: se você quer craquelado grande, passe camadas generosas da base, mas se você prefere craquelados menores, passe uma camada bem fininha.


Depois de totalmente seca, aplique a tinta de forma irregular, e em várias direções. Neste caso, não se deve usar secador para acelerar a secagem.


Depois de totalmente preenchida, a peça ficará assim:



Enquanto aguardamos a secagem do craquelê na tampa, vamos pintando a caixa. Passe uma demão de tinta, lixe e depois passe a outra demão.




Por dentro da caixa eu fiz um aquarelado, misturando a tinta com um pouco de água. Nesta técnica, ao pintar, evite repassar o pincel por onde você já pintou, assim não ficará com excesso de tinta. A idéia é ficar meio transparente com um tom desgastado.


Faça as faixas prateadas com a tinta metálica. Esta tinta não é muito grossa, então para aparecer bem, vá depositando a tinta ao invés de dar pinceladas. Passe umas três camadas e seque bem (pode secar com secador).


Agora chegou a hora de fazermos as florzinhas com a tinta relevo. Antes de ir para a peça, treine bem em uma outra superfície! Faça um pontinho central e mais 5-6 na volta.


Com um palito, puxe os pinguinhos de fora em direção ao pinguinho do centro, e assim será formada a florzinha. 

E aplique as florzinhas nas áreas brancas.

E a caixinha está pronta! Uma graça né gente?! Não é tão difícil, não e fica uma gracinha.


Depois de tudo bem seco, você pode passar uma camada de verniz para impermeabilizar. Eu usei o verniz fosco, que nem parece que a peça está envernizada. Assim ela fica mais natural.

E você pode variar na distribuição dos desenhos, sempre usando as mesmas técnicas. Assim você terá peças umas diferentes da outras. 
Nesta peça reparem que o mosaico feito com stencil foi pintado com a tinta rosa e no meio usei a tinta prata.


E aí, gente?! Me digam o que acharam!! Espero que vocês tenham gostado e espero façam em casa também!!


E aproveito este post para participar do mosaico da Re, do Casa Corpo e Cia. Corram lá pra ver quanta idéia bacana!!


Obs.: me desculpem pela formatação maluca, mas o Blogger não está me obedecendo hoje, rsrs.

Bjk, e voltem sempreee!!!
Evelyn


79 comentários:

  1. Piru!! Ficou mt legal!!!
    Eu adoro essas coisas de artesanato.. Antigamente eu sempre fazia alguma coisa.. hj em dia, fico so na vontade...rsrs
    bjoss Furi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito lindo,stou pensando em me torna uma artesã...por isso essas suas dicas me ajudará muito. até porq stou desempregada e gostaria de ajudar meu amor nas dispesas rsrsr

      Excluir
    2. MUITO BOM GOSTEI,STOU DESEMPREGADA.TENHO TRÊS FILHAS LINDAS,ENTÂO STOU PENSANDO EM VIRAR UMA ARTESÂ RSRS PARA AJUDAR NAS DISPESAS AKI EM CASA BJUS

      Excluir
    3. olha só uma coisa vc pode substituir a borracha por uma régua. O efeito é o mesmo senão melhor. Vale muito a pena tentar. Valoriza muito mais a caixa e é mais fácil e prático de fazer, no final o resultado é algo bem mais definido e marcado com as mudanças do craquelado para as outras.

      Excluir
  2. Nossa, seu PAP ficou maravilhoso. Muito bem explicadinho. Parabéns!
    Boa semana!
    Bjs
    Pati
    www.decorartebypati.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei o pap!!!
    Fabiola.
    http://blogencontrandoideias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. OLÁÁÁ,
    BELO TRABALHO, FICARAM LINDAS AS CAIXAS!!
    OBRIGADA PELO ELOGIO A MINHA MESINHA, TBM ACHEI PRÁTICA!!!

    BJINHOS!!

    http://areformaemforma.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Soy de España y aquí está una persona que traduce estos páginas artesanal para nosotros. como estoy en una visita aquí en Brasil decidió comentar que hizo dinero vendiendo estas cajas es un muy buen ingreso, mi negocio está creciendo rápidamente.

      Excluir
  5. Que trabalhão, mas vale a pena!Fica lindo e relaxa,né? Bem, não sei se eu conseguiria relaxar, pois sou apressadinha e ia querer fazer tudo PRA ONTEM,srrs beijos,lindo dia!chica

    ResponderExcluir
  6. Valeu por compartilhar todo este conhecimento!

    ResponderExcluir
  7. Oi Evelyn!

    Muito, muito obrigada por dividir seu talento com a gente. Eu estava mesmo quebrando a cabeça pra dar um presente pros meus padrinhos. Tomara que eu consiga tempo pra pôr a mão na massa também. Valeu a dica!

    Besitos
    infinitoenquantoduresolehick.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Evelyn, as caixinhas ficaram lindas. Super bem trabalhadas. Parabéns!!!!
    beijos.

    ResponderExcluir
  9. Ficou lindo demais e o PAP super explicado.
    Bjos, Mari.

    ResponderExcluir
  10. Hello
    Appreciated wonderful information. I completely enjoy reading through all that is written in your site

    ResponderExcluir
  11. Oi Evelyn, seu blog é um encanto.

    Vim te convidar para participar do mosaico Volta ao passado - e também, do sorteio

    http://cafeecetim.blogspot.com.br/2012/06/mosaico-volta-ao-passado.html#links

    É uma oportunidade de divulgar o blog e também nós divertirmos com as historias e imagens que fazem parte das nossas lembranças.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Muito lindo seu trabalho flor, eu amei a que você ensinou, desejei esse
    Stencil *O* muuuuito lindo e fica muito prática a decoração né AMEI
    tais de parabéns mesmo ! bjjs
    http://charmeemvidrinhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. nossa que legal adorei!!!! Quero mais!! Arrasou amiga.

    ResponderExcluir
  14. Juliano de Guarulhos,Queria saber o quanto gastaria para fazer 1o caixinhas do tamnho de uma de sapato +ou-,obrigado sem pintura só a caixinha

    ResponderExcluir
  15. Comprei tds os materiais e gastei por volta de 50,00, comprando só 1 caixa. mas sobra mt tinta e acredito dá p/ fazer as 10 caixas q vc falou. aqui na minha cidade, uma caixinhado tamanho q vc quer, pode sair por 5,00. nao sei mt bem pq nunca fiz assim de batelada, mas acho q é mais ou menos isso.

    ResponderExcluir
  16. Ficaram lindas, amei a criatividade.
    Com certeza me inspirou, vou fazer!
    Beijokinhas
    http://www.facebook.com/LarDoceLu

    ResponderExcluir
  17. Muito lindo, a criatividade é necessária, quando se tem vontade de inovar... Vou tentar fazer uma para minha sogrinha de presente de niver, mas vou tentar colocar uma foto da família. bjo e sucesso

    ResponderExcluir
  18. Evelyn tenho um pouco de dificuldade para pintar com tinta branca acrílica,a tinta nunca fica bem uniforme sabe,ela fica meio manchada o que devo fazer?Espero sua resposta.
    Bjo Jackeline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jackeline. É msm dificil pintar com branco... a melhor opçao que achei até agora, foi usar a base para artesanato. Vc passa a base na peça toda, antes da pintura. Ela impermeabiliza a peça e nao chupa mt tinta, ficando mais uniforme.
      Espero ter ajudado! Quarequer coisa, passa aqui de novo p/ trocarmos ideias, tá?
      Bjs

      Excluir
  19. Obrigada Evelyn,nunca me responderam tão rápido assim...Valeu mesmo.
    To meio cansada de pintar as caixas da forma mais simples to querendo fazer trabalhos diferentes,como craquelê e outras coisas mas sou meio medrosa tenho medo de arriscar...Amei seu trabalho.

    Bjo Jackeline

    ResponderExcluir
  20. lili santana Quando se pensa q vi tudo de bom em caixinhas de mdf vem mais boniteza por ai. Parabéns

    ResponderExcluir
  21. muito bonita a sua caixa ! parabens!

    ResponderExcluir
  22. Maravilhoso!!! Você é super explicativa, deu para pegar legal, parabéns...

    ResponderExcluir
  23. Linda caixa, adorei !
    Parabéns !

    Beijinho

    ResponderExcluir
  24. Parabéns pela sua criatividade e bom gosto.
    http://artemelloartesanato.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. "Paixonei" por essa caixa. parabéns mocinha. abraços

    ResponderExcluir
  26. Linda a caixa, gostei muito da explicação perfeita!Obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
  27. Bom dia, tenho 35 caixas de mdf so que estao pintadas em vermelho e gostaia de pinta-las de lilas. como posso fazer para tirar essa cor? agradeçço desd ja!

    ResponderExcluir
  28. Ola Ana. Olha, isso nunca fiz, então nem sei se e possível. Você já foi em alguma loja de produtos de artesanato ver se existe algum solvente? Deve existir alguma coisa. Ou vc pode tb fazer um teste em uma caixinha: passar uma demão de branco e depois do lilás e ver como fica.
    Depois me conta se deu certo, ok?

    ResponderExcluir
  29. OK vou fazer o teste e vou numa loja de artesanato! muito obg! contarei sim! bjuss

    ResponderExcluir
  30. eu quero aprender essa bela arte sou iniciantte amei bastante
    seu blog

    ResponderExcluir
  31. Respostas
    1. Olá katiele. Na verdade, eu mesma sou iniciante. eu me aventuro, tento e vejo como fica. Mas tudo o que coloco aqui, tento explicar passo a passo, justamente para iniciantes. mas vc pode se aventurar e tentar fazer, que não é dificil, não. Bjs

      Excluir
  32. MUITO OBRIGADO PELA A AJUDA QUE VOCÊ ME DEU.
    FOI UMA ECELENTE AJUDA

    ResponderExcluir
  33. Nossa muito lindo seu trabalho to querendo começar a fazer artesanato tbm adoraria ter uma ajudinha de pessoas profissionais bjus obrigado

    ResponderExcluir
  34. Hey there! This is my 1st comment here so I just wanted to give a quick shout out
    and say I genuinely enjoy reading through your blog posts.
    Can you suggest any other blogs/websites/forums that cover the same topics?
    Thanks for your time!

    Also visit my site: cash advance huntsville al

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello. Thanks for visiting my blog. Yes I have blog to suggest: you can see it here in the right side of this blog the link for them. Most of them are about same topic that I write about.
      Thanks.

      Excluir
  35. Oi Evelyn adorei o seu pap, trabalho com artesanato também,por isso visito muitos blogs de artesanato. Usarei o seu pap como inspiração para criar uma caixinha, espero que fique tão linda quanto a sua. Qdo tiver um tempinho visite o meu. Vou deixar o endereço e ficarei feliz em receber a sua visita.
    www.lardaart.com.br
    bjs
    Elisete

    ResponderExcluir
  36. Oi Evelyn, adorei seu pap, trabalho com artesanto também e sempre visito blogs para me inspirar, amei o seu e vou tentar fazer uma caixinha com essas técnicas. Quando tiver um tempinho venha me visitar ficarei muito feliz com sua visita.
    www.lardaart.com.br
    bjs
    Elisete.

    ResponderExcluir
  37. NOSSA PARABENS MUITO LINDO E PRATICO, VOU FAZER UMA DESSA TBM BJS E PARABENS

    ResponderExcluir
  38. Ola, Meu nome e Paula,
    Adorei a dica! Obrigada ...
    Aproveitando a vistinha pra te convidar pra voce conhecer meu blog, trabalho com adesivos de unhas impressos, sao muitos modelos a escolher . Passa-la
    http://adesivosdeunhasartesnick.blogspot.com.br/
    Deixe seu comentario!
    Bjs

    ResponderExcluir
  39. I know this web page offers quality dependent articles or reviews and extra stuff, is there any
    other web site which provides these kinds of
    information in quality?

    My website breast enlargement cream
    my web site: you have to see this

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sorry I think that I was not very clear, my English is not so advanced.
      I have suggestions to blog: in the right side, in item "Minha lista de blogs" you can see many option of blog.
      It is my favorites. Without it, I don't have more suggestions.

      Excluir
  40. Nossa, nunca vi um blog tão explicadinho!!!! Adorei!!!

    ResponderExcluir
  41. Amei as caixinhas, muito interessante o seu trabalho! Vou tentar fazer e em breve estarei aqui comentando novamente e dizendo se consegui ou não!
    Meu parabéns pelo trabalho!!!

    ResponderExcluir
  42. Please let me know if you're looking for a article author for your site. You have some really great posts and I believe I would be a good asset. If you ever want to take some of the load off, I'd really like
    to write some material for your blog in exchange for a link back to mine.

    Please blast me an email if interested. Regards!

    my web site: 500 payday loan

    ResponderExcluir
  43. Gostaria de duvulgar meu site, onde estou fazendo promoção de lançamento para as minhas caixinhas.
    Link http://cantinho-do-artesanato37.webnode.com/
    Façam uma visitinha lá, vocês vão gostar.

    ResponderExcluir
  44. primeiro parabéns pelo seu trabalho muito lindo .vc explica muito bem !

    ResponderExcluir
  45. adorei, muito bonito, vc explica muito bem, parabéns.

    ResponderExcluir
  46. Muito legal. Parabéns! Eu adoro artesato,gosto muito
    de pinta telas é o meu passa tempo preferido.

    ResponderExcluir
  47. MINHA QUERIDA QUE TRABALHO LINDO AMEI TUDO DO SEU BLOG SOU SUA SEQUIDORA TENHO UM BLOG E ZIGZAGREGINA.BLOGSPOT.COM ESPERO QUE GOSTE E SEJA MINHA SEQUIDORA MIL BJUS

    ResponderExcluir
  48. querida amei as caixas ficaram a coisa mais fofa adoogoo!!!*:)

    ResponderExcluir
  49. querida amei as caixas ficaram a coisa mais fofa adoogoo!!!*:)

    ResponderExcluir
  50. muito linda essa caixinha adorei vou tentar fazer..

    ResponderExcluir
  51. I’m not that much of a online reader to be honest but your blogs really nice, keep it
    up! I'll go ahead and bookmark your site to come back down the road. Cheers

    Feel free to visit my web site African Mango

    ResponderExcluir
  52. Evelyn primeiramente, parabéns pelo seu trabalho.Fiquei encantada com as caixinhas! Adorei a mistura de tintas e combinações..
    Mas, me responda uma perguntinha? rs.. (ou duas)
    Pelo que vi no procedimento, vc não fez o uso do verniz ou eu nem reparei?
    Grata e um abraço!
    Maíra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola.
      Muito obrigada pelo elogio.
      Qto ao verniz, eu usei, sim! Um verniz fosco, q não aparece q ta envernizado, mas acredite, ele ta lá, rsrs
      Bj

      Excluir
  53. Amei!!!!suas caixas,eu já faço caixas mas são mais simples,vou fazer esta com certeza,
    muito obrigada pelas dicas,beijos.

    ResponderExcluir
  54. Olá, por quanto vc vende suas caixas?
    bjs...obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Olha, essas que dão mais trabalho pq tem vários detalhes, dà pra fz por 40-45...

      Excluir
  55. Agora que aprendi ñ vou mais parar adorei!bjos

    ResponderExcluir
  56. estou fazendo meu enchoval de casamento ,e adoreiiiiiiiiiii parabes que DEUS te sbençoe e te quarde sonia rj

    ResponderExcluir
  57. Muito bonita sua arte. Saberia me indicar algum curso no Rio de Janeiro? Gostaria de aprender a fazer artes em MDF também.

    Obrigada.

    Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Mt obrigada
      Infelizmente não tenho indicação pois sou de campinas sp e bainhei em outras cidades..
      Bj

      Excluir
  58. Parabéns ficou maravilhoso seu trabalho!

    ResponderExcluir
  59. Nossa, ficou lindo! vou copiar a idéia pode???

    ResponderExcluir
  60. Nossa, ficou lindo! vou copiar a idéia pode???

    ResponderExcluir
  61. Howdy! Someone in my Myspace group shared this site with us
    so I came to take a look. I'm definitely loving the information.
    I'm book-marking and will be tweeting this to my followers!

    Great blog and excellent style and design.

    Look at my page; gold watches (srz.vzt.sk)

    ResponderExcluir
  62. Linda caixa adorei... belo trabalho parabéns .........E muito sucesso.

    ResponderExcluir
  63. Muito legal a sua a postagem faça uma visita
    www.artemimos.lucrearte.com

    ResponderExcluir

Olá!
Agradeço por seu carinho em comentar aqui no CRIAR E COMEÇAR.
EVELYN