sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Como Fazer Caixa Decorada com Tecido

Olá pessoal!
Estou muito feliz com a participação, boas vindas e incentivos de vocês aqui no blog! Agradeço muito mesmo todas as "mensaginhas".
Bom, finalmente estou conseguindo fazer minha primeira postagem propriamente dita, né? Na verdade a ideia de fazer o blog surgiu quando fiz essa caixinha e comecei a fotografar o passo a passo dela - PAP (aprendi essa sigla esses dias, e ficava intrigada sem saber do que se tratava até então, hehe). Tive esta idéia de fazer a caixinha com tecido me inspirando no blog Como fazer artesanato um post de Abril/2010 de uma caixa de costura. Vejam lá!
Depois de pronta a minha caixinha ficou assim:

Vamos ao PAP então?
Peguei uma caixa de sapato e aproveitei um dos cantos que já vem grudadinho. A partir dele, cortei os outro dois lados com estilete, lembrando de medir 2 cm a mais de cada um dos lados, que será a parte que iremos dobrar, e colar para fechar a caixa.

Marquei o local onde seriam feitas as dobras para fechar passando o estilete, mas de leve, para não cortar totalmente o papel. Vejam nas linhas vermelhas:

Fechei a caixinha, ainda sem colar para ela já ir pegando o formato. Vejam o detalhe mostrado pela seta em que um dos lados da parte a ser colada deve ter uns 2 cm a mais para fixarmos por dentro. Separadamente da caixinha, cortei 4 quadrados de papelão (usei a tampa da caixa) para fazer os detalhes onde usei o tecido de florzinha. Os quadrados para o detalhe da caixa devem ser 2 cm menores do que os lados da caixa. Minha caixa não era exatamente quadrada, tinha 10X10X12 cm, portanto tive que cortar 2 quadrados de de 8X10 cm e dois quadrados de 8X8cm.

Peguei um pedacinho de manta acrílica e colei, com cola branca, por cima dos quadradinhos de papelão para eles ficarem fofinhos depois de prontos.

Depois cortei as sobras.

Recortei o tecido de flozinha, sendo que eles devem ser de tamanho um pouco maior que os quadrados (mais ou menos 2 cm), para podermos fazer o arremate para trás. Obs: 2 cm é um tamanho bom para fazer arremates e bordas, portanto sempre uso.


Passei cola branca na parte de trás do quadrado e fixei o tecido de florzinha. Não passei cola sobre a manta acrílica pois achei que iria embolotar, e também não é necessário. Somente fixando atrás dá um bom acabamento.


Abri a caixa, que ainda não estava colada, e pintei com tinta de parede verde. Pode ser tinta branca mesmo. Essa camada de tinta serve só pra uniformizar a cor do papelão. Reparem as bordas que serão coladas por dentro, e vejam que na junção com o fundo da caixa devemos cortar um triângulo (fazer um picote em viés) para tirar o excesso de papelão, pois senão, ao fechar a caixa, ela ficará torta.


Passei cola branca nas borda de dentro para fechar. Pintei por dentro e por fora, ok? Mas tenho a foto somente da pintura por dentro. (opsss!!)


Enquanto a caixa secava, cortei uma tira de tecido verde no comprimento do tamanho total dos quatro lados da caixa, sempre lembrando de deixar 2 cm a mais de cada lado para o acabamento. Com este tecido iremos encapar a caixa, e fazer os arremates em cima (que será virado para a parte de dentro) e em baixo.


Cortei Também um pedacinho de tecido florido para fazer o acabamento em baixo da caixa.


Encapei a caixa com o tecido verde, colando o tecido no papelão com cola branca, cada lado de uma vez. Usei um pincel para espalhar a cola, para não ficar com excesso.  Veja abaixo o arremate final em que dobrei a ponta do tecido por dentro. Aqui tive que colar com “cola tudo”, pois seria colagem de tecido sobre tecido, e a cola branca não fixa neste caso (pelo menos a minha não estava colando, rsrs). Detalhe: no acabamento use só algumas pequenas gotas de "cola tudo", pois fica um pouco grossinho/durinho onde tiver excesso.


Depois do arremate de fora, é a vez de colarmos o excesso de tecido para dentro:


E colar também, o excesso de baixo no fundo da caixa.


 Aqui, vejam no detalhe como ficou a parte de dentro, depois de pintado, com o arremate do papelão que deixamos a bordinha mais (aqueles famosos 2 cm, rsrs):


Agora, para esconder o fundo, podemos colar aquele quadrado de tecido de flor que cortamos. Aqui novamente tive que usar “cola tudo” na borda (só algumas gotinhas), pois era tecido em cima de tecido. No meio, como temos o papelão pode ser com cola branca mesmo.


Estamos quase finalizando!! Cole os quadrados fofinhos que fizemos com manta acrílica e tecido florido na lateral da caixa com “cola tudo”.


Cole cada quadrado fofinho em cada um dos lados da caixinha e ela ficará assim:


Olha que fofa!!


E olha só ela na minha cabeceira. Eu pensei em fazer esta caixinha  para colocar meu desodorante, óculos, hidratante e perfume que ficavam jogados na minha cabeceira. Ficou bem arrumadinho, né?


E aí o que acharam? Espero que gostem!!
Beijos!!!

18 comentários:

  1. Parabens Evelyn, ficou linda sua caixinha e sua explicação esta bem detalhada. Sucesso pra vc no seu blog . bjs Rauly

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Ficou muito lindinha sua caixa e arrasou no seu primeiro PAP. Tá muito bem explicadinho:)
    Um beijo e um ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  3. Bacana! Que PAP explicadinho!
    Adorei, Evelyn!

    beijoooo

    ResponderExcluir
  4. adoreiiiiiiiiiiiii nem parece que é a mesma cx, né? Ficou tão linda!!!! Adoro isso! parabéns flor!

    Olá...Sou escritora e estou sorteando o livro da amiga Adriana Vargas no meu blog:
    Venha participar com a gente!
    “...Não sabe ao menos se me quer como sou, ou se me afasta por ter medo de não ser feliz por toda a sua vida...”
    O Voo da Estirpe é um livro que mexe com o leitor, impossível sair igual após a leitura! A escritora foi completamente feliz na escolha do enredo e principalmente a maneira magnífica de organizar as ideias!
    Forte- ousado-verdadeiro!
    É um livro que vai até as entranhas do ser humano e te desnuda, e desafia!
    Clarice é uma mulher que vive sozinha, não quer apaixonar-se, mas também não quer ficar sozinha. É uma mulher que reflete e sente. Que pensa e questiona!
    Klaus é um homem romântico que desafia os conceitos amorosos de Clarice. Ele a vai guiando até o amor sublime. Tem uma visão privilegiada do mundo e a divide com Clarice - a mulher que ele ama.
    O leitor vai sentir uma imensa paz, vai rir, vai chorar, vai torcer pelos dois! A cada novo capítulo o leitor vai se envolvendo na história e se pudesse, entraria nas páginas e os apoiaria!
    Quantas vezes deixamos de amar alguém por que temos a convicção de que não durará muito? Pode ser por uma diferença de idade, uma doença, diferença geográfica ou religiosa! Deixamos de tentar pelo simples fato de pensar que não dará certo!
    A autora aborda a questão de viver o momento! Ser tão feliz, tanto quanto é possível, no momento.
    Lembrei - me da borboleta, que tem a vida tão curta, mas vive o seu momento de borboleta e é feliz!
    Tenho 2 blogs...mas aquele que estou acessando no momento é do meu livro:.
    Bjs -
    http://amazoniaumcaminhoparaosonho.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Evelyn, parabéns pelo PAP. Bem explicado!

    Se o tecido for de algodão, tricoline, a cola cascorez, cola branca normal, cola sim tecido sobre tecido..rsrs..e fica bem coladinho :)

    Obrigada pela visita e agora só falta mostrar meu banheiro finalizado.

    Beijos e uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  6. Oi Evelyn!
    Eu mesma que fiz o grafiato do meu banheiro.
    Eu achei fácil..rsrs..
    Vc quer saber como faz?
    Primeiro vc precisa de uma desempenadeira lisa de metal e outra lisa de plástico.
    Coloca a massa na de metal, apoia na parede e vem subindo com ela pela parede. Não se se consigo explicar...Vc não chapa ela na parede, vc apoia na parede com um ângulo, acho que de 60º, vai subindo e vai fechando esse angulo até vc encostar a desempenadeira toda na parede...afff...é complicado explicar..rsrs
    Vou ver se faço uma fotos.
    Depois que a massa já está na parede há uns 15/20 minutos, pega a desempenadeira de plástico e vai fazendo movimento de sobe e desce para ir riscando.
    Eu tentar fazer um pap sobre isso tá?

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  7. Ficou linda! E seu PAP ficou ótimo!
    Eu acho que caixas assim são ótimas para ajudar na organização. Tenho umas no meu guarda roupas...
    Beijos e até mais ♥

    ResponderExcluir
  8. Linda,essa caixinha,
    sou fã de caixinhas decoradas...
    tô seguindo o seu blog.
    beijos

    ResponderExcluir
  9. OI Evelyn ficou muito fofa sua caixa.
    Adorei seu carinho lá no blog.
    bjs.

    ResponderExcluir
  10. Oi Evelyn,
    Vim conhecer o seu blog. Adorei o PAP, bem explicadinho.
    Beijos,
    Ju

    ResponderExcluir
  11. Gostei. Ficaram muito bonitas

    ResponderExcluir
  12. Que linda a caixa e o pap bem explicadinho, só não faz quem não quer mesmo.
    Um bjo fofo!!!!

    ResponderExcluir
  13. Que linda a sua caixa, eu ja to fazendo e ficou lindo
    bjs.

    ResponderExcluir
  14. Que lindo eu amai
    eu ja fiz e ficou mt lindo !!!
    bjs

    ResponderExcluir
  15. Eu simplesmente amo estas coisinhas assim!! vc está de parabéns Evelyn!! ficou perfeita!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  16. olha a sua caixa ficou muito linda...

    ResponderExcluir
  17. Legal...um jeito fácil e prático, sempre, de aproveitar um caixa e dar aquele ar de organização nos nossos cantinhos!

    ResponderExcluir

Olá!
Agradeço por seu carinho em comentar aqui no CRIAR E COMEÇAR.
EVELYN